ARTISTA Luiz de Macedo

A abstração da natureza é recorrente na obra de Luiz de Macedo. Podemos dizer que o artista mergulha em representações abstratas nas profundezas de uma terra fértil onde se apropria de sua gama de cores.

Palhaço- óleo sob tela

Luiz nasceu e estudou em São Paulo, começou a modelar em 78 com o Escultor Santos Lopes enquanto se recuperava de um acidente com fogos de artifício. O desenho e a pintura chegaram depois, quando na década de 80 teve aulas com o professor Carlos Fajardo e começou a desenvolver rara habilidade no manejo de pinceis e uma particular sensibilidade percepção das formas, cores, iluminação, perspectiva e movimento.

Estudou desenho e gravura no Lasar Segall e na Pinacoteca do Estado de São Paulo e em 83 concluiu o curso técnico de Edificações no Liceu de Artes e Ofícios. Em 1985 recebeu prêmio do Salão Paulista de Arte Contemporânea.

Monet releitura

Morou, trabalhou e estudou mais de 7 anos na Europa, Bélgica, viajando pela Grécia, Índia, Nepal, Israel, Egito, Turquia, Holanda e um ano em Nova York.

Frequentou a Real Academia de Artes da Antuérpia em 90.

Na falta de máquina fotográfica, passou a desenhar paisagens e figuras observadas nas viagens, apurando sua percepção de espaço, cores e repertório.
Observou, aprendeu, amadureceu, produzindo um diário de viagem único.
Inicialmente, adotou uma linha essencialmente figurativa, já com um traço bem definido, forte e equilibrado.
A variedade cromática dos desenhos impressiona e enriquece com efeitos de luz e sombra os contrastes.

Aquarelas, tintas acrílicas, nanquim, guaches, foram trabalhados exaustivamente e com maestria. Soube extrair as melhores características de cada técnica, pelas quais passeou sem medo ou economia de recursos no retrato da vontade.
Gradativamente, as formas geométricas das paisagens começaram a se destacar, com preferência para tons claros.
O formalismo foi substituído por um harmonioso abstrato, ora cores fortes e marcantes, ora escuras ou pastéis, indicando total domínio representativo e técnico.

Eventualmente, as paisagens voltam, sempre com uma conotação abstrata e a presença do equilíbrio que jamais abandonou.
Morou alguns anos na Ilha Bela com a esposa Mônica, o filho Lucas e sua dog alemã Pura.
Apaixonado pelo mar, aquaviário habilitado pela Capitania dos Portos para conduzir embarcações médias simples, culto, simpático, comunicativo, trilíngue.
Acompanha diariamente o por do sol.

As releituras de artistas consagrados são obras reconhecidas e registradas by Luiz de Macedo

Monet releitura

Luiz de Macedo passou os últimos anos divulgando seus trabalhos na sua prôpria Galería Luiz de Macedo, na Rua Estados Unidos, Jardim Europa, São Paulo, Brasil